Outubro 21 2009
Ursula K. Le Guin by Marian Wood KolischA escritora norte-americana Ursula K. Le Guin comemora hoje 80 anos de vida. Autora de diversos romances e contos de Fantasia e Ficção Científica, é uma referência dentro da Literatura Fantástica, considerada por alguns “uma lenda viva”.
A poesia e criatividade das obras de Le Guin traduz-se em narrativas sublimes e fascinantes, de tal modo que me tornei, após a leitura das cinco narrativas do Ciclo de Terramar, um fã seu. Ao assinalar esta data, pretendo destacar a vida e a carreira de uma mulher que vive da, e para, a Literatura Fantástica, proporcionando aos leitores viagens a mundos fantásticos e únicos.
Curiosamente, a obra que deu lhe deu visibilidade mundial, A Mão Esquerda das Trevas, comemora também, por estes dias, 40 anos. Felizmente, já a tenho na estante e será uma das minhas próximas leituras.
Mas existem outras obras publicadas em português, no nosso país. Há algum tempo, questionei a Editorial Presença acerca da publicação de traduções das obras mais recentes. Não obtive qualquer resposta, mas, por mero acaso, acabei de saber, pelo site de Mª Rosário Monteiro (talvez uma das principais teóricas formais acerca do Fantástico, em Portugal), que Lavínia, romance vencedor do Prémio Locus 2009, tem lançamento previsto para o próximo ano.
Seja esta ou outra obra, vale a pena conhecer o excelente trabalho desta senhora do Fantástico. Viva Le Guin, viva o Fantástico!
Links: Site oficial | Wiki (pt)
Publicado por Fábio J. às 22:35

Boa tarde!

Achei curiosa a abordagem a Ursula le Guin porque a primeira vez que ouvi falar dela e da sua obra foi no filme "O clube de leitura de Jane Austen". No referido filme (alusivo à obra completa de Jane Austen), um dos personagens menciona vários autores - que em boa verdade são autoras - da literatura fantástica. De entre eles, destaca exactamente esta autora como sendo a melhor no seu género literário. Na altura fiquei com vontade de ler uma obra desta escritora.
Por isso, achei este post muito útil.
Obrigada pela informação.
Boas leituras.
Paula a 9 de Dezembro de 2009 às 17:45

Olá,

Nunca vi o filme, mas já gostei.
A verdade não está muito longe: Ursula Le Guin está sem dúvida entre as melhores. E mais não digo porque não sou especialista.
No entanto, posso recomendar, porque, enquanto leitor, estou muito satisfeito com o que já li desta autora.

Ainda bem que ajudei.
Boas Leituras!
Fábio J. a 28 de Dezembro de 2009 às 22:43

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
ta fixe tou a lero segundo:tuneis  aventura n...
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa