Fevereiro 15 2010
Na semana passada divulguei os títulos dos livros mais indicados na iniciativa Livros do ano - 2009. São eles Orbias - As Guerreiras da Deusa de Fábio Ventura, livro lusófono do ano, e Amanhecer de Stephenie Meyer, livro traduzido do ano. Os restantes dez livros mais votados estão, também, no blog da iniciativa.
Capa OrbiasA primeira nota sobre estes resultados relaciona-se com o público participante. Mesmo com autores tão diferentes no topo das preferências, como José Saramago a par de Sandra Carvalho, ou Roberto Bolaño ao lado de Sherrilyn Kenyon, ambos os livros escolhidos como livro do ano são do género fantástico e dirigem-se a um público jovem.
Orbias - As Guerreiras da Deusa, narra-nos a aventura de Noemi, uma jovem que descobre ser um Anjo e se vê num novo e surreal mundo, com perigos e emoções aos quais não estava habituada. Fábio Ventura, que já anunciou o lançamento da sequela, Orbias - O Demónio Branco, desenvolveu, com esta obra, um grupo de leitores e entusiastas que não quiseram deixar de manifestar o seu apoio. Eis um autor de literatura fantástica a não perder.
Amanhecer não precisa de apresentações. O quarto livro do fenómeno Twilight finaliza uma série que dividiu opiniões mas que, diga-se o que se disser, arrebatou milhões de leitores em todo o mundo, Portugal incluído. Uma história que fez dos vampiros um fenómeno literário longe de terminar.
A literatura fantástica fez-se ainda representar pelos portugueses Sandra Carvalho, autora da Saga das Pedras Mágicas, e Telmo Marçal, uma voz do fantástico nacional que tem surpreendido e agradado.
8131José Rodrigues dos Santos e Dan Brown defendem o thriller e as massas que o lêem, enquanto WM. Paul Young, Jodi Picoult e Sherrilyn Kenyon mostram que a literatura leve e intimista não deve ser ignorada.
Caim de Saramago, Jerusalém de Mia Couto e 2666 de Roberto Bolaño completam a lista dos preferidos, provando que senhores escritores são também grandes contadores de histórias.
Uma lista é sempre uma lista, com os seus defeitos e virtudes, com os nomes que faltam e os que estão a mais. Porém, esta é uma lista feita pelos leitores e, independentemente das interpretações possíveis, permite antever os livros e os géneros que farão sucesso em 2010. Bem, daqui a um ano voltamos a discutir o assunto…
Obrigado aos que participaram e divulgaram! Graças a vocês, os leitores portugueses têm hoje uma lista como referência, uma lista de recomendações, uma lista de opiniões.  
Todos os que quiserem discutir os títulos escolhidos podem faze-lo agora. Afinal, é da discussão que nascem novas ideias.
Boas Leituras!

 

Publicado por Fábio J. às 23:29

Tenho o do Mia Couto em lista de espera na prateleira...
Joshua a 23 de Fevereiro de 2010 às 11:23

Então já somos dois... Curiosamente nos últimos tempos tenho ficado bem abastecido de obras lusófonas. Espero começar a lê-las em breve.
Fábio J. a 27 de Fevereiro de 2010 às 22:53

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa