Agosto 21 2006

Aqui à umas semanas a trás, através dum comentário, chegou-me até ao pensamento a possibilidade de ler As Crónicas de Nárnia, por várias razões. É uma historia conhecida e muito apreciada, não só no cinema mas também em livro. Retrata um Fantástico épico e é uma história com várias sequelas.

O único senão é o publico a quem este livro se dedica, ou melhor, a possibilidade deste livro ser um pouco... infantil. Pelo que vi na Net é uma história com animais falantes e coisas desse género, indo um pouco, pelo menos foi o que percebi, para o lado dos contos de fadas. Não tenho nada contra as histórias que são mais fantasiosas e infantis, até porque é por aí que todos começamos a ler,  mas não é do meu gosto ler histórias superficiais no sentido da facilidade da leitura e da escassez de pormenor.

Tudo bem, não adoro ler histórias muito enroladas e o meu estilo vai de encontro a muitos livros do Fantástico épico, com todos aqueles animais fantásticos, magia e demandas históricas mas não sei até que ponto As Crónicas de Nárnia se encaixam nisso.

Muitos livros são indicados para uma faixa etária e depois vêm a  tornar-se um sucesso para pessoas mais novas ou mais velhas, dependendo da evolução da história e dos gostos do publico que nem sempre são os que o autor espera.

Actualmente acho que já não se escrevem livros com histórias muito "fundas" e personagens moralistas e problemáticas como  antigamente, faz parte da evolução dos tempos, mas por outro lado os livros para crianças crescem a grande ritmo e muitas vezes a acompanhar o seu crescimento cada vez mais rápido.

Qualquer dia vamos ver pais e filhos pequenos a ler os mesmos livros sem qualquer preconceito, pois os gostos literários difundem-se cada vez mais.

Bem, por agora é tudo, se já tiverem lido algum livro d'As Crónicas de Nárnia digam se gostaram e como é...

Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:58
Tags: ,

Já li um livro d' "As Crónicas de Nárnia "- O Sobrinho do Mágico. Fui levada a ler porque achei o trailer do filme (2.º livro) muito interessante e já me tinham falado bem do livro. Sinceramente, gostei muito da história e estou a pensar ler os restantes. É uma história dirigida ao público mais novo, mas acho-a muito bonita, é quase conto de fadas.Um "problema" é que como é um livro mesmo destinado às crianças, está escrito de uma forma que seja fácil para elas de entenderem, por isso é um tipo de escrita muito simples e infantil. Ao início custou um pouco, pois já não estava habituada ( e comecei a seguir aos Maias, por isso foi quse um choque...) mas depois de uns capítulos já nem notas. Os livros são muito pequeninos, super fáceis de ler. Aconselho-te a começar pelo "Sobrinho do Mágico" (Se assim entenderes...) pois é lá que é explicada muita coisa útil para o segundo livro ou para o filme, se já viste.
Há outra coisa interessante, nãos sei se já sabes, mas "As Crónicas de Nárnia " estão ligadas ao Catolicismo, mas de uma forma subtil...bem, se leres logo verás.
Boas leituras para ti também!
cricri a 22 de Agosto de 2006 às 13:30

Confio no teu gosto e se dizes que, apesar de ser um pouco infantil como pensava, é um bom livro vou ler pelo menos o primeiro e depois se gostar leio os outros.
Boas leituras!
Fábio J. a 22 de Agosto de 2006 às 17:19

axo k as crianças nunc vão xgar a perceber o verdadeiro sentido de narnia pois axo k há mt pa ler as entrelinhas.aconselho a ñ ler 1a história d cd x mas sim tds seguidas cm s fosse 1livro só.eu li 1a edição francesa k junta tds as histórias n1a. fikei espantada pelo filme n começar com o 1º capítulo k fala da criação de narnia.axei no final k ñ era 1livro só para crianças e k parece-m uma bíblia ou um outro olhar sobre deus.
lil a 12 de Setembro de 2007 às 23:34

Concordo: Nárnia tem muitas mensagens camufladas.
É provavel que a experiência de ler todos os livros duma só vez seja mais interessante, pois abarca-se toda a história de uma só vez, todos os pormenores.
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 17:30

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa