Maio 16 2010

Alheios às inúmeras discussões sobre o Fantástico nacional, vários autores portugueses continuam a escrever e a publicar obras daquele género. Sandra Carvalho é um deles. Há mais de cinco anos, deu início à Saga das Pedras Mágicas e conquistou os seus leitores com as aventuras e o amor de Catelyn e Throst. Com a sucessão dos volumes, sucederam-se as gerações e surgiram novos protagonistas, novo enredo e novas lutas, mudanças que nem sempre me agradaram.

No quinto volume, Os Três Reinos, Edwina mantém-se heroína e narradora da história. Mais uma vez, é difícil resumir o seu percurso, dada a ausência de uma linha consistente que oriente a acção. As pedras mágicas têm cada vez menos importância, as profecias tornaram-se banais e até as relações familiares perderam a complexidade que outrora envolvia o leitor. Mesmo assim, este é um volume de resoluções e muito sucede. Finalmente, profecias são cumpridas e inimigos derrotados, casais unem-se e celebram o seu amor, velhas histórias terminam e respostas são dadas. Por tudo isso, aplaudo a autora.

Há ainda um outro aspecto que devo destacar: a magia. Se nos volumes anteriores a magia, suposto ponto central da história, era muitíssimo limitada e estava quase restringida aos malfeitores, neste volume já é possível assistir ao uso completo dos encantamentos e feitiços por parte dos heróis. Este pormenor torna as batalhas mais cativantes e menos previsíveis, para além de gerar imagens fascinantes.

De certo modo, este é um volume mais simples do que os anteriores, sem elementos que perturbem a narrativa principal, mas continua bastante prolífero. A criatividade da autora conjuga-se com elementos históricos, mas de um modo que torna a história pouco credível. Ainda assim, as personagens apaixonantes e o estilo envolvente com os quais a autora já habituou os seus leitores, fazem deste um livro aprazível e cativante que lamentei terminar.

Há uma nova geração de personagens que se prepara para assumir o protagonismo, uma série de profecias que terão de ser cumpridas ou evitadas e muitas batalhas que decidirão o rumo dos povos da Terra. No entanto, confesso não ter conseguido definir expectativas concretas, devido à grande fluidez do enredo. Apenas antevejo momentos decisivos e sombrios narrados com a paixão característica de Sandra Carvalho.

O sexto volume, A Sacerdotisa dos Penhascos, já espera na estante. O sétimo e último será publicado, pelo que consta, em meados de 2011. A curiosidade é muita.

Os Três Reinos de Sandra Carvalho

Editorial Presença, 2008

Boas Leituras!

Publicado por Fábio J. às 16:53

aquela pilha de livros ao lado do titulo do blog, que historia tem?
tiago a 16 de Maio de 2010 às 22:41

Não diria uma história, já que aquela pilha foi meramente circunstâncial. A ideia era seleccionar alguns livros que representassem os meus gostos literários e a diversidade (ou o que há dela) de obras aqui comentadas. Já está desactualizada, mas pretendo dar um outro ar ao blog, em breve, e logo vejo o que será feito da pilha :)

e que títulos têm esses livros ?
tiago a 17 de Maio de 2010 às 20:37

Ora,
- A Dama de Monsoreau
- O Codex 632
- O Memorial do Convento
- Num Vento Diferente
- O Código Da Vinci (acho eu...)
- A Espada de Átila
- Goor I
- O Despertar da magia
- A Voz do Fogo
- Os Homens que Odeiam as Mulheres
- Harry Potter e os Talismãs da Morte
- Pássaros Feridos
- O Silmarillion

Está a precisar de uma actualização...
Fábio J. a 17 de Maio de 2010 às 23:01


Só posso dizer que o próximo volume - A sacerdotisa dos Penhascos - é uma lufada de ar fresco na história, para mim está ao nível dos dois primeiros livros, gostei muito.
até breve
[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<br />Só posso dizer que o próximo volume - A sacerdotisa dos Penhascos - é uma lufada de ar fresco na história, para mim está ao nível dos dois primeiros livros, gostei muito.
até breve
<P class=incorrect name="incorrect" <a>maria</A> </P>
maria a 16 de Junho de 2010 às 12:31

Bem, é uma boa notícia! A concretizar-se, será um livro cativante! Vou começar hoje a ler um novo livro e já estive com A Sacerdotisa dos Penhascos na mão... talvez o leia em breve.

Obrigado pelo comentário. Despertou-me novamente o interesse!
Fábio J. a 14 de Julho de 2010 às 19:03

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa