Fevereiro 28 2011

O livro A Sacerdotiza dos Penhascos é o sexto volume da Saga das Pedras Mágicas, uma série de fantasia criada pela portuguesa Sandra Carvalho. Tendo lido os volumes precedentes, já conhecia o contexto da história: magia, batalhas, profecias, amores impossíveis e um universo alternativo no qual uma sociedade medieval sob influência religiosa convive com vikings, vândalos, feiticeiros, elfos, seres mágicos e monstros. Nem sempre todos estes elementos se conjugaram do modo mais harmonioso e, no entanto, parece-me inegável que, livro após livro, a intriga manteve-se consistente.

A abordagem da autora e o desenvolvimento do enredo têm variado ao longo dos títulos, mas é clara a importância atribuída à componente sentimental das personagens. Diria que, umas vezes, há drama mais. Outras, o tom é perfeito. Gostos à parte, Sandra Carvalho diferenciou-se com as histórias de amor e com a dinâmica emocional das personagens. A mais recente publicação da série é fiel a esse estilo. Ainda assim, a meu ver, mostra-se mais sóbria do que algumas das precedentes, em reflexo da maturidade artística da autora, da solidez adquirida pela saga enquanto universo criativo e, sobretudo, graças às personagens.

Kelda, a protagonista deste volume, é a típica jovem incapaz de corresponder às expectativas dos que a rodeiam, pelo menos tão típica quanto uma filha de grandes feiticeiros pode ser. Nasceu no seio de uma família em que todos têm poderes, mas não manifesta qualquer força sobrenatural. Essa condição molda-a e diferencia-a das protagonistas anteriores. Aliás, o seu percurso acrescentou algo novo e refrescante à série.  Já não é dada tanta atenção à trama familiar, destacando-se antes a séria dedicação à protagonista e ao seu crescimento. O leque de personagens também é mais restito, embora diversificado, e penso que tal se traduziu numa história mais consistente e fácil de acompanhar.

A sempre referida narrativa em primeira pessoa funciona muitíssimo bem neste volume, um pouco como os volumes iniciais. Sem levar à perda das informações necessárias à compreensão da história, a voz da protagonista permite-nos conhece-la, aos seus sentimentos, aos seus medos e à sua tenaz determinação.

Acaba por ser um livro sobre isso: determinação e sacrifício; sobre a luta incessante por aquilo em que se acredita, mesmo que não se tenha as ferramentas necessárias, ninguém nos apoie e as probabilidades de vencer sejam ínfimas.

Não é o melhor que o fantástico tem para oferecer, mas é singular no modo como conjuga elementos de fantasia épica, por vezes negra, com os sentimentos efervescentes, mas intensos, de uma rapariga que se torna mulher. Não é literatura para meninas. Não é uma patranhada. Não é uma série de coisas, feliz e infelizmente. É uma história escrita com paixão, ecléctica e cativante. Tem o seu quê de excesso é certo, devido ao ocasional arrebatamento dramático das personagens e, diria eu, da autora. Mas seja o que for, agradou-me e lamentei termina-la.

E uma coisa é certa: os leitores da saga não podem deixar de notar a evolução do estilo e da narrativa presentes neste livro. É uma boa razão para não perder o sétimo e (aparentemente) último volume da série que, segundo os rumores, será lançado antes do próximo Verão.

A Sacerdotiza dos Penhascos de Sandra Carvalho

Editorial Presença, 2009

Links: Sinopse (editora) | Site da autora

Até Breve!

P.S.: Depois de vários meses ausente, a ver se é desta que volto à rede.

Publicado por Fábio J. às 22:47

A fantasia cabe sempre em nós...
Luis Garcia a 1 de Março de 2011 às 18:56

Sem dúvida. E não só a fantasia enquanto género literário, mas tudo aquilo que nos faça pensar, abstrair, sentir...
Fábio J. a 8 de Abril de 2011 às 22:40


Olá, achei muito interessante este livro, mas sou do Brasil e acho que por aqui não terei acesso a ele. Ele está a venda pela internet?

Também quero parabenizar pelo blog, adoro livros e é muito bom compartilhar-mos com os outras pessoas o prazer da leitura.

Aqui no Brasil tenho um blog com o mesmo intuito: divulgar bons livros e o hábito da leitura. O blog é Loucos Por Livros (http://suzanachaves.blogspot.com (http://suzanachaves.blogspot.com))

Parabéns novamente! Gostei muito do seu blog!!

Suzana Chaves a 5 de Março de 2011 às 19:55

Olá,

É um livro interessante, mas faz parte de uma série e só faz sentido lê-lo nesse contexto.

O livro não está editado no Brasil, mas está à venda em diversas livrarias online portuguesas. Experimente, por exemplo, o site da editora.

Obrigado pela visita.
Tenho reservado muito pouco tempo para a discussão de livros e literatura nos últimos tempo, mas é algo que realmente gosto de fazer. Espero poder continuar a fazê-lo.

Até Breve!
Abraço.
Fábio J. a 8 de Abril de 2011 às 22:45

esta saga não é para adolescentes?
Obrigada.
Larissa a 15 de Março de 2011 às 15:04

Uma questão mais que justa!

Eu considero que um livro está limitado a uma certa faixa etária quando pessoas de outras idades não conseguem desfrutar do que melhor que ele tem para oferecer. Assim sendo, este não me parece um livro para adolescentes. Os (ou talvez mais "as") adolescentes talvez sejam um publico mais fácil de convencer (lá estou eu a cair numa má generalização) mas é uma obra suficientemente madura para agradar a graúdos.

Não tem nada a ver com Meyer's e coisas que tais.

Abraço
Fábio J. a 8 de Abril de 2011 às 22:53


Assim como vcs tb sou viciada em livros, mas como não consigo substituir todo meu vicio lendo eu escrevo tb a muitos anos. A alguns meses começei a abrir isso num Blog, claro que estou apenas nos meus primeiros passos, mas se passarem lá vou ficar muito feliz.

Acessem e fico no aguardo da sua opinião

Beatrice Sanvitto
Bea Sanvitto a 21 de Março de 2011 às 02:08

Eu, infelizmente, não tenho conseguido complementar o prazer da leitura com o da escrita. Já tive bons tempos com a escrita, mas desde há muito que não me atrevo a fazer algo que outros fazem tão bem. Quem sabe um dia...

Para já vou lendo. E terei todo o gosto em passar pelo seu espaço.

Até Breve.
Fábio J. a 8 de Abril de 2011 às 22:58

Muito boa a dica! 


Sempre vejo os comentários dos livros em http://dicadelivro.com.br/ (http://dicadelivro.com.br/) mas, não tinha lido nada a respeito sobre este livro. bacana!
Jake a 4 de Abril de 2011 às 13:55

Olá Crítico!! :)

É muito bom voltar aqui e ver que te mantens no activo, com a qualidade que te caracteriza desde há cerca de 4 anos e que tem vindo sempre a progredir! Os meus parabéns!

Se não me engano fiquei-me pelo 4º livro da Saga! Não tenho acompanhado a evolução, mas vou tentar fazê-lo neste verão, quando voltar a ter tempo livre. Fiquei curiosa ao teres referido a evolução técnica da Sandra Carvalho e explicaste muito bem a escrita dela, tão emotiva. Os momentos a ler os livros dela são, para mim, muito bem passados, talvez pela sua intensidade...

Espero que esteja tudo bem... boas leituras e os melhores cumprimentos!
cricri a 10 de Abril de 2011 às 23:01

Antes de mais, olá, olá e olá!

Fazendo minhas as tuas palavras, é muito bom ver-te por aqui! A tua presença traz-me à mente um tempo em que escrever, entre outras coisas, era mais fácil e no qual este espaço tinha muito mais vida. E assim sendo, o teu elogio e a tua visita têm um valor especial :)

Quanto a esta saga, bem, para além da aventura há uma saga paralela: a escrita da autora. Não que existam grandes diferenças na essência da narrativa, de livro para livro, mas as prioridades vão-se alterando e a maturidade da autora é, efectivamente, um factor que realço. Esse lado emotivo que referes continua e apaixona, mas está, positivamente, "mais domado". Este último livro tem, sinceramente, elementos muito bons e acredito que hás-de gostar. Fico à espera do feed-back ;)

Por aqui a vida continua correndo, e acho que não me posso queixar. Espero que por ai seja assim também!

Boas Leituras!
Abraço!
Fábio J. a 14 de Abril de 2011 às 22:57

Boas Critico ;)
Nao sei se ainda te lembras de mim, costumava vir aqui e comentar.

Este livro nao me chama a atencao, nao sei porque...

De qualquer forma, agora estou ocupado com \"As Cronicas de Gelo e Fogo\" (espetacular)

E tambem espero o segundo livro do \"Nome do Vento\" ;)

Abraço
Daniel Gomes a 22 de Abril de 2011 às 21:41

Olá,

É claro que me lembro :). Eu tenho andado afastado, mas não abandonei este espaço...

A Saga das Pedras Mágicas começou bastante bem (embora se possa por em causa a sua originalidade) mas tem alguns livros de qualidade duvidosa. Quem já leu os livros precedentes há de apreciar as particularidades deste recente volume. Quem não o fez... bem, não vale a pena faze-lo. Tem aspectos bastante bons, a meu ver, mas há melhor e compreendendo o teu desinteresse.

As Crónicas de Gelo de Fogo... tenho os últimos volumes na estante há bastante tempo. Estou a ver se, assim, aguento melhor até ao lançamento do próximo livro.
É uma narrativa fantástica, embora não seja perfeita. Pelo menos eu, a partir de certa altura, achei que a saga perdera algum fulgor e caíra num ciclo com "mais do mesmo". Seja como for, é excelente.

Também espero a continuação do nome do Vento, mas, primeiro, tenho ainda de ler a Lança do Deserto... entre outros!

Um abraço!
Fábio J. a 22 de Abril de 2011 às 22:36

Eu continuo sem net no pc, mas agora tenho um tele que me mantem conectado 24 horas por dia xD

\"A Lança do Deserto\" já li, e gostei bastante.

Eu ate agora não estou a achar o \"Cronicas de Gelo e Fogo\" nada aborrecido, e posso mesmo dizer que os livros ate têm um certo \"ar de novela\", cada vez que há uma mudança de personagem existe uma reviravolta ou trama que me deixa ansioso por voltar outra vez à mesma personagem. Mas eu ainda vou no livro 6, a historia pode ainda vir a ficar, como tu dizes, algo repetitiva...
Daniel Gomes a 24 de Abril de 2011 às 23:51

Eu já ando a adiar a leitura da Lança do Deserto há muito e não gosto disso... Estou convencido que será um leitura bastante cativante.

Eu também não acho que as Crónicas sejam aborrecidas. O que acho é que, por vezes, o autor "enrola" a narrativa, não havendo um desenvolvimento efectivo. Lembro-me agora da história da Daenerys, por exemplo, que, a meu ver, no sexto volume (até onde li também) já caiu numa dinâmica pouco progressiva. Mas note-se: GRRM "enrola" muitíssimo bem, disso não tenho dúvidas. Lê-lo continua a ser um prazer!

Abraço.
Fábio J. a 26 de Abril de 2011 às 22:04

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
A ler...
Tales of Earthsea

Romeo and Juliet

comentários recentes
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
E Jack london?Eça de Queiros.....
Também adorei!:http://numadeletra.com/a-mancha-hum...
Quando será lançado o quarto livro em português do...
Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


Leitores Online
online


O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa