Antes de mais desculpem-me por mais duma semana sem publicar, mas para além do tempo ser pouco não tenho estado inspirado, até porque ainda não ando a ler nada.
Estava dar uma vista de olhos sobre as notícias (mentira: procurava uma notícia pequena para um trabalho de escola) e vi um título que me interessou: "Obra de Tolkien concluída pelo filho vai ser publicada". Passo a transcrever a notícia:
"Com base nos rascunhos deixados pelo pai, Christopher Tolkien , de 81 anos, consagrou 30 anos a finalizar "The Children of Hurin ", obra que o autor de "O Senhor dos Anéis" começou a escrever em 1918, mas deixou incompleta.
Embora tenham já sido publicados excertos da obra, só agora ela será dada a conhecer na íntegra.
Do lote de personagens fazem parte os elfos e os anões da Terra Média que aparecem noutras obras de Tolkien .
Para a directora executiva da HarperCollins, Victoria Barnsley, o livro é "uma história épica, com aventuras, tragédia, companheirismo e heroísmo".
"É uma das melhores demonstrações da habilidade de JRR Tolkien como contador de histórias", sintetizou, assegurando que a obra contém uma narrativa tão dramática e poderosa como a de «O Senhor dos Anéis".
Christopher Tolkien dedicou a sua vida ao estudo e à divulgação da obra do pai. Foi ele o responsável pela edição e publicação, há mais de 50 anos, de "O Silmarillion", uma compilação póstuma.
São também da autoria de Christopher os mapas que ilustram "O Senhor dos Anéis"."
O que eu quero tirar daqui é o facto de uma obra escrita por uma pessoa vir a ser finalizada por outra. Eu sei que Tolkien morreu e que obviamente não poderia ser ele a acaba-la, no entanto não sei até que ponto isto não será um plagio, mesmo sendo o filho a acabar a obra do pai.
Ao escrever isto não estou a querer insinuar que a obra será má, mas sim que de certa forma a obra ficará dividida irremediavelmente em duas partes, partes que por mais que se tentem encaixar nunca vão conseguir esconder a linha que as separa. Obviamente o resto da obra escrita pelo filho terá sido muito bem pensado e bem feito mas mesmo assim não existem duas pessoas com a escrita igual.
Bem no meio disto tudo acabei por me baralhar. Dêem a vossa opinião sobre este tipo de situações!
Esperando voltar mais rapidamente, despeço-me desejando-vos umas Boas Leituras...