Hoje escrevo sobre algo que vem demonstrar o crescimento do Fantástico em Portugal. Refiro-me ao Fórum Fantástico 2006, um conjunto de palestras, debates, lançamentos, sessões de autógrafos, entre outras iniciativas que englobam as várias vertentes do género Fantástico, nomeadamente na literatura.
Desde ontem, dia 16, e até Domingo dia 19, que as obras deste tema, os seus autores e a sua influência têm sido debatidas, dando a conhecer ao público em geral o trabalho de criadores e académicos nacionais e estrangeiros na área do Fantástico, tentando ainda incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico em Portugal.
Este acontecimento, a decorrer na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, e no auditório IPJ no Parque das Nações, são a prova de que este género está bem presente no nosso país e que é para durar.
Não são apenas os Elfos e Anões de Tolkien (considerado o “pai” de género) que fazem parte deste mundo. Hoje, graças à imaginação de muitos outros criadores, é possível viajar por vários mundos, todos eles diferente, mas ao mesmo tempo, capazes de nos fazer esquecer que existe um mundo para além desse.
É importante perceber que este género, considerado por muitos infantil e demasiado ficcionado, está neste momento a tornar-se num género de eleição para miúdos e graúdos, o que só demonstra o quão capaz e interessante é. Veja-se o exemplo de Harry Potter ou da Trilogia da Herança, ou dos filmes de O Senhor dos Anéis, de As Crónicas de Nárnia ou até de Os Piratas das Caraíbas, todas histórias ligadas a este mundo e que têm feito sucesso em tudo o mundo, em todas as gerações e no entanto, todas diferentes.
Eu não escondo que é o meu género por eleição, e embora goste de vários outros temas, este tem sempre aquele sabor especial, pois é o que mais longe me leva, o que me mostra mundos mais diferentes, e assim, mais interessantes.
Quem tiver oportunidade pode usar um pouco do tempo do seu fim-de-semana e participar neste invento, quem não tiver pode sempre continuar (ou começar) a deliciar-se com este tema.
Bom fim-de-semana e Boas (e fantásticas) Leituras!!!
link
Comentar
