Janeiro 20 2007

O facto de ter bastantes coisas para fazer e do tempo ser pouco, atendendo ainda à preguiça de fim-de-semana, faz com que publicar algo no blog se torne complicado. O facto de mal conseguir arranjar tempo para ler também não ajuda. Mas cá estou eu...

Esta semana vários livros interessantes foram lançados, pelo menos assim me pareceu, e fiquei tentado em destacar aqui um deles, Idiotas – Cinco Contos de Fadas, pois pareceu-me ter uma premissa bastante interessante: “Imagine que uma fada lhe concede um desejo. Vai conseguir pensar no tal desejo?”

De Jakob Arjouni, um romancista alemão já premiado, chega-nos este inteligente e crítico livro, a sua primeira obra traduzida em português, fruto duma cooperação que tenta ligar a Alemanha e a cultura lusa.

Imaginem que uma fada vos dá a oportunidade de realizar um desejo. Essa fada, que não é uma fada comum mas uma funcionária administrativa, alerta-vos para que não podem escolher nada relacionado com a Imortalidade, a Saúde, o Dinheiro ou o Amor e que os desejos nem sempre resultam da forma que esperamos, pois como em todas as outras coisas na vida, a satisfação de um desejo tem sempre, pelo menos, duas faces.

Será que, assim, seríamos capazes de arriscar pedir algo que tanto queremos, mesmo sabendo que corremos riscos? Ou optaremos por resistir à tentação e jogar pelo seguro?

Nesta obra encontramos cinco contos de fadas modernos sobre pessoas que vivem mais nas suas fantasias da vida do que na própria realidade, que preferem viver melancolicamente com as limitações do que aceitarem a oportunidade de crescer, pessoas que escolhem baixar a cabeça em vez de encarar o seu verdadeiro retrato, um retrato de pessoas... como nós.

Ironia e melancolia marcam este livro no qual o autor descreve sem rodeios uma sociedade de homens e mulheres que teima viver destinada ao fracasso imposto pelos agentes limitadores do nosso mundo.

É um livro diferente, sem dúvida, mas ai é que reside o interesse.

Eu não sei o que desejaria, nem se desejaria, mas talvez valesse a pena correr o risco. Mas o melhor é ficar à espera que uma fada me bata à porta e me ofereça a concretização dum desejo...

Idiotas - Cinco Contos de Fadas de Jakob Arjouni

Até Breve e Boas (e diferentes) Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 19:49

Eu gostei muito dos reinos do norte e vou continuar a trilogia claro , porque eu não gosto de deixar nenhuma leitura a meio. Acho que este livro representa um tipo diferente de literatura de fantasia, pois mistura-se com triller , e dá alguns ensinamentos filosóficos , nomeadamente sobre se somos nós ou não que escolhemos o nosso destino, fala ainda sobre um pouco de física , como por exemplo de partículas elementares, e aborda ainda o tema dos mundos paralelos, se existem outros mundo ligados ao nosso, e se é possível atravessar a barreira entre esses mundos. Aliás essa acaba por ser a questão central do livro. Depois existe uma coisa interessante sobre o livro, pois existe algo que é mencionado logo no inicio que é O PÓ. e ao inicio ao lermos não entendemos bem o que é o Pó e ao longo do livro vamos, ao mesmo tempo que a protagonista, descobrindo mais sobre o Pó.
Eu recomendo o livro.
Bom domingo para ti também
mc a 21 de Janeiro de 2007 às 12:54

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa