Maio 06 2007
Existem factos que nos fazem querer ler determinada história que pouco conhecemos, dum autor que nunca lemos. Um deles é a futura adaptação cinematográfica do livro, pois é sempre melhor ler primeiro e ver depois.
O livro em questão é o primeiro da trilogia Mundos Paralelos, Os Reinos do Norte, de Philip Pullman. O filme, com titulo original The Golden Compass conta com, por exemplo, Nicole Kidman, Daniel Craig, Sam Elliott, Eva Green, Ian McShane e a estreante Dakota Blue Richards, é realizado por Chris Weitz, na New Line, e estreará a 7 de Dezembro deste ano. Visitem o site, conheçam melhor a história e descubram o vosso Daemon. Eu adorei o meu. Mais tarde desenvolverei este tema, mas irei ler o livro logo que possa.
Mas se este é um livro que pretendo ler existem outros que já foram lidos. Refiro-me a O Guerreiro Lobo, de Sandra Carvalho, a continuação do fantástico A Última Feiticeira, que tanto gostei.
Esta história começa onde a anterior termina. Catelyn, a jovem protagonista, encontra-se na Terra Antiga, o lar dos bárbaros viquingues que acabam por se tornar o seu povo amado, aquele pelo qual luta como se fosse seu. Para esta relação, muito contribui Throst, aquele pelo qual o coração da Pequena bate mas que confunde a sua razão, as suas decisões.
A história segue o rumo da anterior: Catelyn precisa de reunir força e sabedoria suficientes para cumprir a sua missão de vida, missão essa que pretende acabar com Myrna, a destruidora da sua família. Mas se no início encontramos uma heroína pessoal, que luta pela vingança da família, depressa nos deparamos com uma heroína colectiva, que luta pela salvação dos povos, pela salvação do mundo.
Mistérios desvendados, profecias cumpridas, visões que balizam o futuro e reflexões de personagens são acontecimentos usuais na história. O amor e a guerra são os propulsores e pontos fortes, mas é o aprofundar da história e o conhecimento das suas raízes, através das personagens, que nos deixam o queixo caído.
Continua a ser um enredo admirável, mas alguma da magia do primeiro volume perde-se neste. Para começar a história perde um pouco do ritmo graças à monotonia da narração, gerada pela indeterminação das personagens, e como se não bastasse, a relação entre as principais personagens não poderia parecer mais infantil. “Adoro-te”, “ Detesto-te”, “Quero-te” e “Vai te embora” são expressões recorrentes do casal. A sua mágica relação fascina-me, mas há que admitir que o recorrente “amor sofrido” acaba por ser irritante.
Mais uma vez as sensações que o livro transmite fizeram-me esquecer os seus defeitos e ama-lo. Na Terra Antiga Catelyn torna-se uma mulher e descobre o amor... e a dor. Vi-me sorrir com a sua alegria e sofrer com a sua tristeza. Lá encontra a sabedoria da Lágrima do Sol e da Lágrima da Lua e torna-se forte, afinal ela é a última Feiticeira nascida na Terra.
Quando o retorno para a Grande Ilha acontece, o mundo de Cat volta a desmoronar-se, mas eis que a batalha acontece e por fim a rival é vencia, sem grande “espectáculo”, verdade seja dita, mas com grande simbolismo. Por fim a vida da Catelyn volta à paz desejável, mas todos sabem que outros inimigos poderosos, feitos nesta história, irão atacar.
O livro acaba com um final feliz e com uma verdadeira prol infantil que irá, certamente, continuar a dar vida à Saga das Pedras Mágicas, mas todos sabem que o perigo e novas batalhas esperam estas crianças. O futuro está nas suas mãos, assim como a continuação da história em Lágrimas do Sol e da Lua.
Acredito que este seja o “fim “ de Catelyn McGraw e Throst, e de muitas outras personagens que adorei conhecer e que me fizeram sonhar. Resta-me recomendar o livro e esperar pelo próximo para confirmar as suspeitas e continuar a fantástica história.
O Guerreiro Lobo de Sandra Carvalho
Bom Dia mundial do Riso e Boa Semana!
Publicado por Fábio J. às 20:09

Tal como PP, eu também já li a trilogia Mundos Paralelos:P

Devo dizer-te que foi fantástico ler estes livros... São fruto de uma imaginação e capacidade de organização de ideias e filosofias notável. Não gostei muito do final:/ Mas não vou falar sobre isso... agora

Ainda não li o terceiro volume da Saga das Pedras Magicas. Tenho-o cá em casa... mas ... quando li os dois primeiros não conseguia parar e tenho medo que este terceiro tenha o mesmo efeito numa altura em que ando muito atarefada. Prefiro uma leitura mais leve por enquanto. Algo que não me prenda com tanta intensidade.
Pink Robot a 6 de Maio de 2007 às 23:50

Ainda bem que as opiniões sobre "Mundos Paralelos" são positivas. Houve sempre algo que me fez ficar com "um pé atrás" em relação a esta trilogia, mas ver que a opinião geral é positiva, como dizes, deixa-me aliviado e com vontade de ler a história. E agora fiquei curioso em relação ao final.

Quanto ao terceiro livro da Saga das Pedras Mágicas posso dizer que ainda não o tenho mas que pretendo ter logo que possivel. Estou bastante curioso em relação ao rumo da história mas saberei esperar. Além do mais, como só costumo ler à noite, a leitura não costuma atrapalhar as minhas tarefas. Quando muito, tenho sono de manhã!

Não fiques tão curioso em relação ao final... Se partilhares a minha opinião, vais ficar com a sensação que o escritor andou o tempo todo a gozar contigo:P Construiu uma história espectacular com duas personagens muito fortes e bem desenvolvidas... Conseguiu um enredo quase convincente de realidades paralelas recheadas de seres mágicos, tradições e outros aspectos únicos e característicos, desenvolvendo tudo de uma forma tão imaginativa para depois... ter aquele final... mas não quero estragar surpresas:P
Acho estranha a tua desconfiança em relação à trilogia, como referes na resposta ao comentário da Arya. Porquê? (desculpa a curiosidade)
Já agora, agradeço também a referência ao site oficial da adaptação cinematográfica. Já tinha conhecimento disso e sabia que a Nicole Kidman ia ser a má da fita (lá estou eu a estragar surpresas), mas... nunca mais pensei no assunto... Como partilhaste o site, pude conhecer o meu génio ("Daemon") que também gostei muito.

Agora fiquei mesmo curioso. Se já não estivesse convencido a ler a historia agora estaria... pela curiosidade!
Tal como disse, não sei muito bem a quê que se deve a minha "desconfiança". Muitas vezes encontramos um livro e apetece-nos lê-lo só pelo título, só pela capa, só por um comentário dum amigo, enfim. Por vezes acontece o contrário e existe algum pequeno pormenor que nos deixa "desconfiados". Com este foi mais ou menos assim, mas sei que é algo que parte de mim, quem nem eu sei explicar.
Estou curioso face ao filme. Achei a ideia de "atribuir" um Daemon muito engraçada. O meu é um pássaro, no feminino, chamado Vyena.

Até Breve!

eu só li o primeiro livro da trilogia "mundos paralelos". gostei muito do livro (como já referi), mas não tanto como outros que já li, como por exemplo, a saga das pedras mágicas. Tenciono ler o 2º de pullman e depois o 3º. Tenho-o aqui em casa, mas ainda não o li, pois surgiu a saga das pedras mágicas que me puxou mais a atenção. tenciono lê-lo, mas antes estão outras prioridades (como ler tolkien e filipe faria).
Já fui ao site que falam. Gostei também de conhecer o meu deamon, embora não concordasse muito com o que me calhou.Acho que não tem a ver comigo. heh!
pp a 8 de Maio de 2007 às 18:39

PP. concordo que a Saga das Pedras Mágicas tem um enredo muito mais viciante do que Mundos Paralelos. Contudo, se só leste o primeiro volume, acredita que estão muitas surpresas para vir e personagens novas que surgem logo na primeira página do segundo volume que vão tornar toda a história uma verdadeira sucessão de aventuras ;P
As personagens que conheceste vão ter um longo percurso a percorrer e a enfrentar. Vão amadurecer muito rapidamente. O percurso não vai ser fácil.

Por acaso achei que as personagens eram um pouco imaturas, principalmente a Lyra . Achava-a um pouco infantil , e, por isso, o meu interesse pelo livro não foi muito. Mas se dizes que elas vão amadurecer já estou mais confiante. Comecei a ler o 3º da Sandra carvalho. Não sei porquê, mas não me estou a interessar muito pelo livro. Talvez seja da mudança de personagens. Estava habituado às antigas e já me tinha afeiçoado muito a elas.. Mas talvez com o tempo eu venha a gostar mais.
pp a 13 de Maio de 2007 às 12:54

Aconteceu-me o mesmo ao ler o 3º volume da saga das pedras mágicas. Nos primeiros capítulos forcei-me a ler. Estranhei bastante a mudança das personagens, depois é uma família muito grande, não entendia nada... Mas depois continuei a ler e o resultado é positivo. Prefiro os dois primeiros sendo a Catelyn protagonista, mas continua a ser um livro muito bom.

Bem, tal como o Crítico, não estava a pensar ler o livro de Philip Pullman, mas fui convencida! :)

Sorry, enganei-me! O Crítico prentendia ja antes ler o livro - referia-me a esta frase "Se já não estivesse convencido a ler a historia agora estaria... pela curiosidade!" Aconteceu-me a mim. E entretanto fui espreitar o site... adorei! Quero mesmo ler!
Fiz o teste o o meu daemon é uma borboleta, macho claro, chamado Klitus.

Já há algum tempo que era para ter deixado aqui um endereço, mas esqueci-me. Não sei se conhecem o fórum "O Cantinho dos Livros" - o endereço é http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv/ . Já pensei inscrever-me mas o tempo não tem dado para isso. De qualquer modo a lista de autores a debater é variada!

O site do filme está realmente interessante, pelo menos para mim, que ainda não li a trilogia.

Dei uma vista de olhos ao fórum e fiquei surpreendido. Tem imensos escritores, alguns que nunca encontrei noutro site/blog. Mais tarde voltarei lá para aprofundar e, quem sabe, até me inscrevo, mais tarde.
Obrigado pela dica.

Bye
Fábio J. a 13 de Maio de 2007 às 20:37

Ainda estou a ler o 3º da saga das pedras mágicas. Agora que já vou numa fase mais avançada, confesso que estou a gostar mais. No início era um pouco confuso devido ao grande número de personagens. Eram tantos filhos e irmãos que já nem sabia quem é que era filha de quem e quem é que era irmão de quem. Agora já está tudo mais claro e a leitura já está mais agradável. Sim, também prefiro os dois primeiros volumes. Até porque gosto mais da personalidade da Catelyn . Parece que a escritora aprofundou mais a personalidade dela. Penso que personagem Edwina não está a ser explorada o suficiente (pelo menos esta é a minha percepção). Acontece que não estou a conseguir "entrar" na personagem e sentir as emoções dela, algo que acontecia com Catelyn . Não sentes isso Crici ?? Mas espero que melhore, até porque ainda nem vou a meio. Pode ser que o fim me surpreenda...
pp a 20 de Maio de 2007 às 19:25

Estou curioso para saber se me acontecerá o mesmo, em relação à Edwina.
Tenho pena que a Catelyn deixe a história... foi uma personagem que realmente adorei encontrar, e talvez por isso também sinta a tal diferença.

Depois dá a opinião final...

Boas semana!
Fábio J. a 20 de Maio de 2007 às 20:55

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa