Setembro 03 2007
Eis Setembro... e eis também o fim do Verão e das férias, o regresso às aulas e o retomar da rotina! Posso pedir mais alguma coisa? (Note-se a ironia). No fundo, é como se já me sentisse preso a algo. Mas não há nada a fazer, ou melhor, há que preparar o novo ano lectivo e uma nova fase nas nossas vidas.
E como já devem ter reparado, no início deste mês alterei o aspecto do blog. Achava o anterior demasiado “pesado” e não gostava muito. Decidi, então, optar por uma mudança, e uma mudança que fosse significativa, por isso, desta vez, acabei com o verde. Não está perfeito mas, pelo menos, parece-me mais “leve” e subtil. Fico à espera de opiniões.
Como é habitual, no início de cada mês faço uma pequena análise sobre o inquérito do mês anterior. Devido às férias, em Agosto a pergunta só apareceu no meio do mês: confesso que me esqueci dela.
Nos últimos tempos temos assistido ao surgimento de vários novos escritores, não só novos pela edição do respectivo primeiro livro, mas nomeadamente por serem jovens. Além disso, é possível encontrar na comunidade de blogs portuguesa uma série de autores que dão asas à imaginação e se dedicam à publicação de textos por eles criados, essencialmente poesia. É, por isso, notório o número de pessoas que gostam de escrever.
Escrever e ler são actividades directamente relacionadas, e por isso pergunto-me se quem gosta de uma gosta de outra. Será que os leitores gosta de escrever e gostariam de ter outros a ler o que escrevem e tornarem-se, de alguma forma, profissionais?
Segundo os resultados, a maioria sim. Acredito que ler é como viver noutro corpo, ou então, uma forma de crescer psicologicamente. Uma história proporciona ao leitor novas vivências, novos mundos – mundos que alguém criou e pelo qual viajamos. Contudo, como certa vez um visitante disse aqui no blog, a melhor forma para soltar a nossa imaginação e viajar pelas histórias é sermos nós a criá-las, já que podemos explorar todos os pormenores e criar, sem limites. E qualquer um pode (e deve) faze-lo, pode escrever, criar... agora, se o faz com qualidade e de forma que outros gostam...
Nem todos temos jeito para cozinhar, ou para pintar, ou para muitas outras coisas, daí escrever continuamente, criando uma verdadeira história e, quem sabe, até editar seja apenas um sonho para muita gente. Mas como o sonho comanda a vida, quem sabe?, talvez o destino seja simpático.
E como pelos vistos é um sonho de muitos leitores, quem sabe um dia algum não concretiza o seu objectivo e se junta ao leque de (bons) escritores nacionais, prestes a conquistar o mundo com as histórias que partilham!
De leitor a escritor: quiçá uma saga de muitos.
Por isso mesmo, soltem a vossa criatividade e escrevem. E, porque não, fica aqui o convite: dêem a conhecer o que escrevem e façam-nos os vossos primeiros leitores.
______________________________________
 
 
 
Gosto de ler e gostaria de ser escritor(a).
 
57.89% Sim.
31.57% Quem sabe?
0% Nem pensar!
10.52% Já sou.
0% Não gosto de ler.

 

Total: 19 respostas

 

Bom regresso à vida normal, e Boas Leituras!!!

Publicado por Fábio J. às 22:42
Tags: ,

Desde já deixa-me dar-te os parabéns pelo teu blog, que visito com alguma frequência, mas que só hoje comentei. Já há muito tempo que não via um blog de livros tão bom e com tanta "honestidade" como este.
Em segundo... Bem, eu pertenço ao grupo de pessoas que lêm imenso e que espera um dia vir a tornar-se escritora.
Enquanto a maioria dos meus amigos não ê mais que a revista "Bravo" ou "pc Guia", eu desde sempre que considero a leitura parte integrante do meu dia. E isso já me valeram reprimendas dos meus pais, queixando-se de que não posso gastar tanto dinheiro em livros para os ler em poucos dias. Mas que hei-de fazer?
E quanto ao facto de ser escritora... Tenho poemas publicados num livro dinamizado pelo concelho onde vivo, mas o grande passo foi a criação do meu blog, cujas visitas e comentários sempre me surpreendem. Quem sabe, um dia, esta paixão não se torna em algo mais...
Bem, acho que já exagerei no comentário, parece mais um testamento!
bj
loira incompreendida a 12 de Setembro de 2007 às 22:05

Muito obrigado pelas palavras e elogios.
Eu também gostava de vir a publicar um livro. No fundo, depois de tanto ler obras escritas por outros, acho normal que as pessoas gostem de experimentar serem elas a escrever. E é bom que o façam... desde que tenham atenção ao que estão dispostos a fazer para alcançar esse objectivo.
Comigo acontece o mesmo: gastar por vezes tanto dinheiro em livro que se lêem em pouquissimo tempo. Não me arrependo do dinheiro investido, mas há pessoas que não vêm isso com bons olhos (como os meus pais). Antes gastar o dinheiro em livro do que em outras coisas.
Já é um começo, essa publicação dos poemas. E sem dúvida que os blogs podem ser um bom veículo para alcançar este objectivo.
Quem sabe um dia...

Até à próxima.
Fábio J. a 15 de Setembro de 2007 às 16:36

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa