Outubro 11 2007
Foi hoje divulgado o nome do autor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2007. Pela 11ª vez, o autor distinguido pelo prémio de maior referência global no que toca à literatura foi uma mulher: Doris Lessing.
A autora nasceu a 22 de Outubro de 1919 em Kermanshah, na Pérsia, o actual Irão, é filha de pais britânicos, e cresceu na Rodésia (actual Zimbabué), onde a família se instalou numa quinta quando tinha cinco anos, tendo este período marcado algumas das suas obras. Actualmente mora em Londres.
Foi impiedosa nas críticas aos governos racistas da África do Sul e da Rodésia, o que lhe valeu a proibição de entrada nesses países. Mais recentemente, criticou o regime do presidente Robert Mugabe e foi de novo declarada indesejável no Zimbabué.
Doris Lessing soube que é Prémio Nobel da Literatura pelos jornalistas. Com 87 anos e quase 30 obras publicadas e traduzidas em várias línguas, reagiu de uma forma um pouco brusca mas cómica ao mesmo tempo... Estava a chegar a casa com as compras quando um jornalista tentou surpreendê-la perguntando-lhe se já tinha ouvido as notícias de hoje. Foi ai que soube a novidade, dizendo: “Oh meu deus, há já trinta anos que falam nisso, há muitas outras coisas que me fazem feliz (...). Já ganhei todos os prémios europeus, todos, é lógico que estou contente, é o máximo.”
A Academia Sueca justifica a escolha afirmando que Lessing é “a narradora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e força visionária prescruta uma civilização dividida”. Um milhão e meio de euros é quanto Doris Lessing vai receber pelo galardão a 10 de Dezembro, em Estocolmo, na tradicional cerimónia que conta com a presença da família real.
No nosso país, Doris Lessing tem mais de uma dezena de títulos publicados, alguns deles já esgotados e dispersos por várias editoras. As suas obras mais recentes publicadas em língua portuguesa datam dos anos noventa, entre os quais Amar de Novo (1997) e os dois volumes de Os diários de Jane Somers (1990), com a chancela das Edições Europa-América.
Não conhecia a senhora, mas aqui está uma boa oportunidade e um incentivo a fazê-lo.
Publicado por Fábio J. às 20:32

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa