Fevereiro 10 2008
O tempo tem sido realmente muito pouco, de modo que actualizar o blog e responder a comentários e mensagens tem sido complicado. De qualquer forma, e como sempre, as leituras continuam, já que sem elas o dia perderia um pouco do seu brilho.
Há sempre tanto para ler! Amanhã, por exemplo, é lançado A Fúria dos Reis, o terceiro livro d’As Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, de quem já sou um fã declarado. E este meu fascínio deve-se ao grande prazer proporcionado pelos dois volumes precedentes, nomeadamente A Muralha de Gelo, a qual recentemente terminei.
Na versão original, este dois primeiros volumes eram um só livro, no entanto, diria que existe um clara mudança, quase como uma pausa, no final do primeiro volume, com um clímax melhor do que o apresentado por muitos outros livros. A própria narrativa flúi de uma outra maneira, talvez por já conhecermos as personagens e as intrigas mas, principalmente e a meu ver, pelas intrigas se transformarem em guerra e o mistério se transformar em medo.
As personagens, já conhecidas do leitor, revelam o seu verdadeiro carácter e tudo aquilo que valem. Confrontadas com situações inesperadas e cruéis, elas surpreendem pelas suas acções e senso, constituindo a base desta incrível história. O autor usa-as magistralmente, subjugando-as a condições arrepiantes, chocantes, tristes e enervantes, criando no seu interlocutor um intenso e constante turbilhão de sensações.
Como acima antevi, neste volume a intriga torna-se mais clara e directa, e os acontecimentos, que anteriormente eram manipulados na penumbra pelos senhores da corte, tornaram-se agora em verdadeiras guerras, desde logo um outro factor apelativo.
E se isto remete para os confrontos bélicos da Idade Média, paralelamente a fantasia surge no seu melhor, fazendo antever uma narrativa ainda mais interessante e criativa. O medo como que se materializa, e os homens vão necessitar de toda a sua coragem para o superar e tentar vencer. E neste ponto GRRM parece ser, desde já, único e promissor.
As reviravoltas são a prova de uma imensa originalidade. Se num momento depositamos todas as nossas expectativas e fé numa personagem, no seguinte somos confrontados com a sua traição ou morte. Se pensamos que somos capazes que prever o que acontecerá a seguir, logo o autor destruiu tudo o que imaginamos... e cria algo incrivelmente superior e surpreendente.
Directo mas muito complexo e envolvente, o enredo é perfeito e comprova, mais um vez, que estamos perante uma história com muito para oferecer e para qualquer tipo de leitor.
A meu ver, este é, sem dúvida, um enredo que ficará para a História pela sua qualidade e originalidade. A continuação, ou a leitura para quem ainda não começou, é obrigatória.
Stark, Lannister, Targaryen, Baratheon... Vale a pena conhecer este e todos os outros nomes que constituem este universo único.

A Muralha de Gelo de George R. R. Martin

Boa semana e Boas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 23:42

Realmente, a série está a revelar-se uma agradável surpresa!! As histórias e a escrita de George R.R. Martin são uma verdadeira lufada de ar fresco.

Fiz a pré-encomenda do terceiro volume e agora estou à espera de recebê-lo em casa ;)
canochinha a 11 de Fevereiro de 2008 às 10:06

Eu ando um bocadinho atrasada... só agora comecei o 2º volume.... :(

Parabéns pela ideia dum blog destes! (e pelo blog, claro!)
Cobradeira a 14 de Fevereiro de 2008 às 17:17

Para se ler um livro como este num se vai atrasado.

Eu é que já me sinto atrasado por ainda não ter lido o 3º volume. Espero faze-lo em breve.

Boas Leituras!
Fábio J. a 24 de Fevereiro de 2008 às 23:34

E que lufada de ar fresco! É a série está a provar merecer os elogios a ela atribuídos. Fossem todas as obras assim e seria mesmo um problema conseguir ler tudo...

Era para ter comprado A Fúria dos Reis este fim-de-semana, mas não tive oportunidade. Tal acabe mesmo por comprá-lo no site da Saída de Emergência.

Boas Leituras, pois li que já o tens!
Fábio J. a 18 de Fevereiro de 2008 às 23:18

ola
tal como toda a gente (é perfeitamente normal) com a escola vir ao blog esta complicado no etanto as çeituras nunca param. comprei o 1º volume "Guerra e Paz". para alem do prazer o livro tambem existe uma especie de treino o frances. pois é naquela altura era muito normal falarem frances ou seja algumas falas tem pelo meio esta lingua. assim la vou eu andar a estudar frances fora dos manuais. la vou eu :P
ARYA a 15 de Fevereiro de 2008 às 20:09

Olá.
Nem digas nada. Neste últimos tempos não sobra tempo para nada!

Queres que te diga uma coisa? Confesso a sentir inveja de ti. É que tens andado a ler livros que há muito tenho na minha lista e que vão continuando lá, sem que os leia. Guerra e Paz é um bom exemplo disso. Prometi a mim mesmo que a leria o quanto antes, de preferência este ano, mas não sei.
Mas diz-me, estás a ler a obra na versão de um só livro ou naquela que é constituida por uns 5 volumes? De qualquer forma são muitas páginas... Espero que gostes!

E boa sorte para o francês. Boas Leituras!
Fábio J. a 19 de Fevereiro de 2008 às 23:10

Bem eu infelizmente ainda só vou a metade, pk tou xeia de trabalho. Mas adoro a forma como o autor escreve dedicando cada capitulo a uma personagem. nao estamos sempre com a msma personagem, saltamos (de forma coerente claro) para outra personagem e o seu mundo. É optimo:)

http://fantasticbooks.blogs.sapo.pt
Anya a 24 de Fevereiro de 2008 às 14:35

Muitas vezes não temos tempo para ler tanto quanto gostariamos mas acho que é leitura é, por si só, proporcionadora de momentos de relaxamento.
Essa estrutura da obra é realmente muito positiva. De certa forma possibilita-nos o acesso a vários pontos de vista. É, sem dúvida, muito interessante.
Espero em breve começar a ler A Fúria dos Reis. Já anseio!

Até Breve!
Fábio J. a 27 de Fevereiro de 2008 às 23:10

Boas.
Não tenho postado, tou sem net --'
Estou a ler este livro, e estou a gostar bastante.
Estava á procura de um livro para comprar, quando vejo esta crónica e pensei : "Ena pá! São tantos!! Vou estar entretido por uns tempos" xD
Estou a gostar bastante até agora!

Boas Leituras.

Ps: alguem sabe noticias dos lancamentos do 4º livro do Eragon? Ou uma data para o 2º do Homem Pintado?
Não pergunto sobre o 2º do Nome do Vento pois esse (infelizmente) está bastante atrasado...
Daniel Gomes a 29 de Junho de 2010 às 22:12

Bem, não sei se entretanto voltas-te a ter net, espero que sim :)

Estas Crónicas merecem ser lidas. O enredo é incrível. A acho até que vou começar a ler o sexto livro hoje à noite. Já estou com saudades!

Quanto ao 4º livro de Christopher Paolini ainda não sei nada de nada. Mas eu presumo que seja publicado em breve. Afinal já lá vai algum tempo deste do Brisingr e o quarto já estaria parcialmente escrito... A ver vamos.
O 2º de Peter V. Brett não deve tardar a ser publicado no nosso país. Afinal a Gailivro sabe como gerir o marketing em torno de autores como este. E por falar nele, tenho de o ler nestas férias, também...

Eu quase que vejo o Nome do Vento a tornar-se uma espécie de Crónicas de Gelo e de Fogo: a passarem anos entre os diferentes livros. Felizmente para nós, é apenas uma trilogia (para já).
Fábio J. a 14 de Julho de 2010 às 20:04

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Olá!Estaria, por acaso, interessado em vender esse...
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa