Junho 03 2008
Por motivos meramente técnicos, que me ultrapassaram, estive exactamente durante uma semana sem acesso à Internet. Como tal, foi-me impossível actualizar o blog e comentar muitas das coisas que se têm vindo a passar no universo literário.
Houve, em especial, algo que temi não poder assinalar: os dois anos passados desde o arranque deste blog. Considero-a uma data significativa, já que muito mudei desde que aqui comecei a exprimir-me. E muito tem este blog de mim, não posso deixar de confessá-lo. Este post é, aliás, o 200º que publico.
Curioso quanto à opinião dos visitantes acerca de blogs literários como este, coloquei, na habitual caixa de opinião da barra lateral, uma questão acerca da relação destes meios de comunicação com o universo literário actual.
Não direi todos os dias, mas basta fazer uma breve pesquisa na Internet para perceber que quase todas as semanas surge um novo blog literário português. E se é verdade que muitos deles não vingam, não passando do post de apresentação, não é menos verdade que outros tantos conseguem captar a atenção de uns quantos cibernautas e definir-se como um espaço de opinião e critica literária interessante.
A diversidade de estilos, de perspectivas e de intencionalidades levam à formação de um cosmos paralelo, no qual os livros são o mote principal mas onde tudo pode ser dito. Local privilegiado para a crítica e divulgação, há muito as editoras perceberam que o mundo dos blogs é um mundo a conquistar, quiçá o espaço excepcional na promoção de uma nova obra literária ou de um novo autor.
É difícil precisar qual a real influência de um blog, e um blog literário especificamente, nos seus visitantes, mas parece-me claro que, independentemente de outros factores, quem lê um blog sobre livros falo por gosto e curiosidade e, como tal, acabará por ser minimamente influenciado pelo que lá encontra.

Assim sendo, os blogs que se dedicam à crítica e à divulgação literária têm um papel emergente no mundo dos livros... resta saber se, mesmo com tal intencionalidade, fazem realmente parte deste.

No fundo, este é apenas mais um entre tantos outros blogs sobre livros.  

 

No actual universo literário, os blogs sobre livros são:
 
70.45% Indispensáveis
18.18% Casualmente úteis
2.27% Desnecessários
9.09% Mero entretenimento

 

Total: 44 respostas
 

Bons blogs!!!

Publicado por Fábio J. às 23:54
Tags:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa