É oficial: o blog Os Livros tem dois anos!
Quando, num dia como qualquer outro, decidi partilhar na Internet a minha opinião sobre O Código da Vinci, de Dan Brown, estava longe de imaginar no que se tornaria este espaço. Longe vão os tempos em que os posts eram verdes, em todos os sentidos. Na realidade, é-me muito difícil imaginar, ou mesmo recordar, o meu dia-a-dia sem este blog.
Mais do que um espaço onde critico o que leio, este espaço levou-me a ler de uma outra forma, mais atenta, sistemática e metódica. Talvez seja este o factor que tanto me fez mudar.
Mudo eu, muda também o blog e quem o visita. O facto é que, apesar das muitas visitas que já recebi, o número de acessos e comentários diários é hoje substancialmente menor do que há, por exemplo, um ano. Compreendo porquê. Já muitas vezes escrevi que não pretendo abandonar o blog, mas a verdade é que é cada vez mais difícil actualizá-lo e responder aos comentários e mensagens. A falta de tempo impossibilita-me, também, de referir novidades literárias, como anteriormente fazia. E, como cereja deste grande bolo, há muito não comento noutros blogs, mantendo-me afastado da “comunidade virtual”...
Seja como for, escrever para este blog, o meu blog, é sempre um prazer, e ver que ele continua a ser visitado constitui uma satisfação que me impele a continuar a expressar-me através dele.
Por isso mesmo podem contar com novidades para breve, a começar por uma reestruturação física e uma renovada incursão pelo universo dos livros.
Assim sendo, ajudem-me a apagar as velas. O blog Os Livros ainda não morreu e, enquanto não for um espaço decadente, continuará cá para comemorar mais alguns aniversários.