Julho 21 2008

Ontem, o Câmara Clara, da RTP2, debruçou-se sobre a Língua Portuguesa: o Acordo Ortográfico, a presidência portuguesa da CPLP e a reestruturação do Instituto Camões. O convidado foi José António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura. No que toca ao Acordo Ortográfico e às relações entre os países de língua oficial portuguesa, a conversa não trouxe nada de novo, mas não posso deixar de destacar a incapacidade do senhor ministro para justificar o Acordo Ortográfico que, pelo contrário, quase reforçou a incompetência histórica dos governos português e brasileiro e o seu eterno desinteresse pela língua.

O ministro criou mais questões do que aquelas que esclareceu: Será mesmo que com o actual Português não existe entendimento suficiente? Existirá mesmo alguma alteração económica e/ou cultural com este Acordo? Será mesmo que a internacionalização da língua não pode ser feita com a actual ortografia? E será este o último acordo da ortografia portuguesa, tornando-se uma referência que perdurará (como no exemplo inglês ou espanhol)?
Mais uma vez é uma pena o debate só se dar depois da aprovação, ratificação e, há poucas horas, da promulgação feita pelo Presidente da República. Pelos vistos de nada valeram as mais de 80 mil assinaturas do Manifesto em Defesa de Língua Portuguesa e as muitas críticas feitas ao Acordo Ortográfico que, a partir de hoje, faz toda a lógica começar a aplicar.
P.S.: Nota para o comentário feito pelo ministro da Cultura, no mesmo programa, à quase heróica história de vida de José Saramago. Pelos vistos o Governo quer mesmo fazer as pazes com o prémio Nobel. A conversa pode ser visualizada em Vídeo, seleccionando a data da emissão.

 

Publicado por Fábio J. às 16:21

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa