Entre os dias 25 e 28 de Setembro decorrerá, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, as Palavras Andarilhas 2008. Desconhecia a existência deste evento, que já vai para a sua décima edição, mas pareceu-me merecedor de atenção.
É que, embora concentradas nos quatro dias de promoção literária e cultural, com colóquios, encontros e até uma maratona de 10 horas de leitura em alta voz, as Palavras Andarilhas propõe-nos o Estafeta de Contos, um projecto em torno do contar, partilhado e assumido pelas instituições que se inscrevem. Pretende-se, com ele, assegurar sessões de contos em todas as instituições inscritas promovendo assim a prática da narração.
O processo é simples: aqueles que queiram partilhar os seus contos, terão apenas de se associar a instituições que trabalham com a palavra. Depois de feitas as inscrições, será desenhado um itinerário em função da proximidade geográfica dos participantes, para que todos os dias úteis se realize uma sessão de contos, de norte a sul do país.
Aos interessados aconselho o seguinte
site, onde podem encontrar o programa completo das X Palavras Andarilhas, bem como toda a informação e a ficha de inscrição acerca do Estafeta de Contos.
Um projecto que serve de exemplo!