Desde o seu lançamento no Reino Unido, em 2007, Túneis tem sido apontada como a obra sucessora de Harry Potter, tudo porque ambas as séries partilham o mesmo descobridor. Editado em várias línguas, e com uma possível adaptação cinematográfica a ser negociada, o primeiro livro de Roderick Gordon e Brian Williams chegou recentemente a Portugal, pela chancela da Casa das Letras.
Tal como os primeiros livros do jovem feiticeiro, o público-alvo deste livro são os pré-adolescentes e percebe-se porquê quando se lê a sinopse. No entanto, a série tem ganho admiradores de todas as fachas etárias. O protagonista de Túneis - O segredo da Cidade Eterna é um menino fascinado com a arqueologia que descobre um mundo perdido ao cavar nos túneis debaixo da cidade. A partir daí, as aventuras sucedem-se.
Eis a sinopse:
Will Burrows, um rapaz de catorze anos, vive com a família em Londres. Tem pouco em comum com a mãe e a irmã mais nova, mas com o pai ele partilha a paixão pela História, pela Arqueologia e por… túneis.
Quando o pai desaparece subitamente num túnel desconhecido, Will resolve investigar com o amigo Chester. Depressa se encontram num mundo subterrâneo bem fundo, onde desenterram um segredo sombrio e aterrorizador — um segredo que lhes pode custar as vidas.
Em Maio foi publicado Deeper, o segundo volume da série, ainda não editado no nosso país. Pelo que pude perceber através de alguns comentários que li, a série é amada por uns e malquerida por outros: nada de novo no mundo dos livros, é certo, mas um sinal da discussão gerada pela história.
Porque não lê-la? Afinal, um livro pode ser um túnel, mas tem sempre um fim.
Túneis - O segredo da Cidade Eterna de Roderick Gordon e Brian Williams
Boas Leituras!