Depois de O Voo do Dragão e de A Demanda do Dragão, a Gailivro lançou recentemente O Dragão Branco, editando assim as três obras que compõem a trilogia original de Os Cavaleiros de Pern. A trilogia, mundialmente conhecida, havia já sido editada em Portugal pela Livros do Brasil, editora que, juntamente com a Europa-América, traduziu para português várias obras de Anne McCaffrey.
Nesta história, Pern está novamente em risco e só Jaxom e Ruth, o seu dragão branco, poderão evitar a catástrofe e salvar o mundo. Leia-se a sinopse:
Jamais houve uma ligação tão próxima como a que existe entre o audacioso e aventureiro jovem Senhor Jaxom e o seu extraordinário dragão branco, Ruth. De um branco puro e incrivelmente ágil, Ruth é um dragão com muitos talentos, embora quase todos os habitantes de Pern o considerem um anão que nunca chegará a lado algum. Jaxom, porém, sabe que não é assim. Ele sabe que pode ensinar o seu dragão a voar e a destruir os mortíferos Fios prateados que caem do céu. Desobedecendo a todas as regras, Jaxom e Ruth treinam em segredo. Os seus voos ilícitos parecem constituir apenas uma desobediência de somenos importância – até darem por eles na rota do perigo e em posição de impedir a maior catástrofe de sempre…
A editora demorou dois anos a editar as três histórias, mas fê-lo, para surpresa de muitos. A série, que conta com cerca de duas dezenas de livros, é um clássico e com ela a autora granjeou uma legião de fãs que atravessa gerações.
Como apreciador de fantasia não posso deixar de me interessar por esta referência e divulga-la. Anne McCaffrey não é das autoras que mais curiosidade de desperta, por isso ainda não a li. No entanto, quem sabe se agora, com a reedição completa da trilogia, não a lerei, em breve.
O Dragão Branco de Anne McCaffrey
Até Breve e Boas Leituras!