Agosto 26 2008
Depois de um autor português galardoado com o Nobel da Literatura, um autor colombiano galardoado com o mesmo. Crónica de uma morte anunciada foi a primeira obra de Gabriel García Márquez que li, e gostei mais do que esperava.
O título da obra não podia ser mais explícito. Esta obra é uma crónica, uma crónica baseada em acontecimentos passados em meados do século XX, na Colômbia rural. Estruturada como uma investigação jornalística, a obra narra a história do assassinato de Santiago Nasar, injustamente acusado por Angela Vicario de a ter desonrado. Quando, na noite de núpcias, Angela é enviada pelo recente esposo, Bayardo, de volta para a família, os seus irmãos prometem vingar a honra da família ultrajada, e não o tentam esconder de ninguém. Todos os habitantes da aldeia conhecem as intenções dos dois irmãos... excepto Santiago.
O leitor fica a conhecer o destino deste homem logo nas primeiras frases do livro. Apesar disso, os pormenores desta bizarra história surpreenderam-me e a narrativa simples viciou-me. Por diversas vezes o narrador reconta a história, completando-a, desenvolvendo-a, até que o ciclo termina com o momento fatal, o culminar de uma série de peripécias assombrosas.
Ao longo de toda a leitura acompanhou-me a perplexidade. No fundo, esta é uma história sobre a fatalidade, onde costumes e tradições, medos e ingenuidade se misturam, e na qual um homem morre em frente de uma população que nada faz para impedir uma morte anunciada.
A crónica foi muito bem conseguida, muita bem estruturada. Talvez por isso tenha gostado tanto de uma obra que, à partida, me parecia ter uma premissa não muito interessante. Não me arrebatou, nem me despertou a curiosidade para ler outras obras do autor. Contudo, gostei e recomendo.
Crónica de uma morte anunciada de Gabriel García Márquez
Boas Leituras!
Publicado por Fábio J. às 22:55

Estou agora a ler esse livro e este seu texto deu-me ainda mais vontade de continuar. O escritor é fantástico!
Os comentários ao seu post deram-me curiosidade de ler "Cem Anos de Solidão".

atualidadesbyclaudia.blogspot.pt
Cláudia Ferreira Pereira a 2 de Julho de 2015 às 23:21

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
ta fixe tou a lero segundo:tuneis  aventura n...
<a href='http://www.cricinfobuzzlive.com/live-c...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa