Na próxima semana, chega a Portugal o primeiro livro d’As Crónicas de Obernewtyn. Elspeth, A Senhora do Pensamento, marca a estreia da australiana Isobelle Carmody entre nós, e promete ser o início de uma série que já conta com 5 volumes, de um total previsto de seis.
Esta é uma série de fantasia e ficção científica, ambientada num futuro longínquo, após um holocausto nuclear que transformou o mundo e os seus habitantes. Neste universo pós apocalíptico, o governo aprisiona todos aqueles que, tal como Elspeth, são vítimas de mutações capazes de proporcionar extraordinários poderes e habilidades mentais. Contudo, a protagonista desta história promete ser muito mais do que uma nova prisioneira.
Num mundo que emerge penosamente do limiar do apocalipse, a existência é uma luta. Para Elspeth Gordie, nascida com insondáveis poderes mentais que a condenariam à esterilização ou à fogueira se fosse descoberta, a vida envolve inúmeros perigos. Só o segredo permite a sobrevivência e por isso ela decide nunca recorrer aos seus dons proibidos. Estes parecem, contudo, ter um desígnio próprio e, ao usá-los, Elspeth atrai inevitavelmente as atenções do Conselho totalitário que governa a terra.
Enviada para a longínqua instituição de Obernewtyn, de onde ainda ninguém conseguiu fugir, Elspeth terá de despir o seu manto de segredos e enfrentar aqueles que desejam ressuscitar as terríveis forças na origem do apocalipse. Só então Elspeth descobre verdadeiramente quem é — e o que é.
Este livro foi lançado em 1987, e marcou o início da carreira desta autora que já venceu os Aurealis Awards (prémios que anualmente distinguem a melhor literatura especulativa australiana) sete vezes, para além de vários outros prémios.
Com esta obra, a Bertrand continua a alargar o leque da fantasia em Português, desta feita com uma série que me parece ter tudo para alcançar o sucesso. Resta saber se o conteúdo corresponde ao esperado e se o próximo volume demorará a sair.
Links: Obernewtyn | Obernewtyn Chronicles (Wiki)
Elspeth, A Senhora do Pensamento de Isobelle Carmody
Fica a sugestão. Até breve!
link
Comentar
