Fevereiro 12 2009
Charles Darwin nasceu há 200 anos. Neste blog escrevo, sobretudo, sobre ficção, mas gosto de pensar que escrevo sobre livros e sobre o modo como cada um deles me influencia ou influenciou. A Origem das Espécies foi publicado há 150 anos. Não o li, mas trata-se, certamente, de um livro que influenciou a sociedade, já que mudou mentalidades e a forma como vemos o mundo e nos compreendemos a nós próprios. Escrevo sobre ficção mas dedico-me à ciência. Um duplo viva a Charles Darwin!
Têm sido vários os livros publicados a propósito desta dupla comemoração. Divulgação científica, especulação, história, filosofia, religião ou até mesmo ficção. O tema desdobra-se em vários géneros e estilos, proporcionando a cada leitor a possibilidade de análise ou reflexão que mais lhe agradar.
Ficam aqui seis dos livros que mais me atraíram. Em primeiro, A Origem das Espécies, uma tradução para português que certamente vale a pena conhecer. Segue-se A Caixa Negra de Darwin, de Michael Behe, uma interessante visão da vida que “arrasa com os alicerces do darwinismo!”: é ler para ver.
A Evolução a Duas Vozes, pelo padre Carreira das Neves e pela bióloga Teresa Avelar, apresenta-nos dois textos, um sobre evolução num contexto teológico, definindo criação e criacionismo, evolução e evolucionismo, e outro sobre aspectos históricos e científicos da evolução, bem como na clássica dicotomia ciência/religião. Já A Linguagem de Deus, de Francis S. Collins, defende a complementaridade das concepções científica e espiritual como sendo a via mais equilibrada para desvendar o mistério da vida e do universo.
Para aprofundar algumas questões porque não Quando Éramos Peixes, de Neil Shubin, uma obra que defende que para uma melhor compreensão do funcionamento do nosso corpo e para identificar a origem de muitas das mais comuns doenças actuais, teremos de procurar fontes inesperadas: vermes, moscas e até mesmo peixes. E para os mais curiosos acerca dos factos históricos: Darwin - Uma Vida de Ciência, uma biografia sobre um dos mais famosos cientistas da História, o «pai» da teoria da evolução, o reconhecido fundador de uma revolução no modo de pensar a origem da vida.
O tema é interessantíssimo e há muito por onde escolher, portanto, Boas leituras!
Publicado por Fábio J. às 18:58

Bom dia Crítico!
Hoje deixo um comentário bastante ao lado do assunto... aliás... um comentário e um pedido.

1º o pedido: inclua no seu blog o "botão" "adicionar-me como amigo" para que eu o possa adicionar e assim ficar com uma aviso automático cada vez que acrescentar qualquer coisa no seu blog... (é que são tantos blogs interessantes que visitar um por um todos os dias não dá e perde-se muita coisa interessante.)

2º o comentário... para quando uma critica aos livros de António Lobo Antunes? Confesso que sou renitente em re-experimentar ler este autor... alguma sugestão?

Obrigada
Larissa a 18 de Fevereiro de 2009 às 08:29

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog sobre livros e afins. A descongelar lentamente...
Contacto
Contacto

As mensagens poderão não ser lidas por extensos períodos. Pedidos de divulgação e/ou colaboração poderão não obter resposta.
pesquisar
 
comentários recentes
Muito boa tarde, gostaria de comprar o livro o alq...
O livro pareçeme intereçante eu vou começalo a ler...
Um religioso falando em delírios... chega a ser pa...
-Crónica de uma morte anunciada...vi esse filme em...
Realmente, sou fascinada por este livro, maravilho...
arquivos
2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D




O autor deste blog não respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa