Foi esta semana lançada Orbias – As Guerreiras da Deusa, uma das mais recentes apostas no fantástico nacional. É pela Casa das Letras que Fábio Ventura nos traz “uma história de fantasia moderna repleta de aventura, sensualidade e humor”.
Aqui fica a sinopse:
Dois mundos. Seis guerreiras. Uma história de fantasia moderna repleta de aventura, sensualidade e humor. Magia e mundos paralelos não existem... Até ao dia em que somos transportados para Orbias. Quem disse que as raparigas não conseguiam ser sensuais e fortes ao mesmo tempo? Noemi é fã de cinema e séries de acção e aventura. Mas nunca imaginou que ela própria faria o papel de uma dessas personagens que de um momento para o outro vêem a sua via normal dar uma volta de 180 graus. De uma forma pouco ortodoxa, descobre que é um Anjo, uma Guerreira ancestral renascida e que, numa dimensão paralela à da Terra, existe um mundo mágico regido por uma Deusa - Orbias. Mas Noemi não terá apenas de lidar com os seus novos poderes e responsabilidades. Terá também de se confrontar com perigos e emoções aos quais não estava habituada, especialmente um sentimento em relação a Sebastian, um orbiano sedutor... Conseguirá ela superar a sua fragilidade e conflitos interiores para salvar os dois mundos da destruição? Uma aventura fantástica repleta de acção, sensualidade, personagens e cenários surreais, humor e magia. Uma obra essencial para quem gosta de uma história cheia de surpresas e fantasia moderna.
A obra é narrada em primeira pessoa e é dado destaque às figuras femininas. Será interessante perceber como um jovem autor explora este universo, que é tendencialmente do sexo oposto. Para além disso, a sinopse deixa antever uma acção épica passada num mundo moderno, característica também invulgar.
Estou curioso, e espero ter oportunidade de fruir da criação deste autor nacional. Publicações como esta são louváveis, pois permitem o crescimento do género e incentivam outros jovens criativos. É esperar para ver se a qualidade efectivamente existe, mas a julgar pelo crivo das editoras nacionais, pelo menos valerá a pena ler Orbias – As Guerreiras da Deusa.

Orbias - As Guerreiras da Deusa de Fábio Ventura
Casa das Letras, 2009
Links: Blog do livro
Fica a sugestão.