Foi hoje lançada mais uma aposta no fantástico nacional, desta vez pela Saída de Emergência, através da colecção TEEN. Trata-se de Alex 9 - A Guardiã da Espada, escrito por Martin S. Braun, pseudónimo de Bruno Martins Soares.
Eis um pouco da história:
A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar? Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?
Ao que parece, este é apenas o início de uma história que se prolongará por mais volumes, tal como é apanágio do género. Trata-se de Fantasia, com desafios, batalhas e viagens no tempo e espaço, e pela sinopse parece ser um contributo interessante para a literatura fantástica no nosso país.
Apesar de vocacionada a um público mais jovem, estou curioso. É mais uma aposta na criatividade nacional e feita pela Saída de Emergência. É ler e conhecer as potencialidades da história e do autor (que, aliás, já publicou com esta mesma editora, na colectânea A República Nunca Existiu).
Alex 9 - A Guardiã da Espada de Martin S. Braun
Saída de Emergência, 2009
Aqui fica o apontamento.