João Tordo venceu hoje a 6ª edição Prémio José Saramago com o livro As Três Vidas, editado em 2008.
Em 2004, o autor estreou-se com O Livro dos Homens Sem Luz. Em 2007, publicou Hotel Memória e, em 2008, escreveu, em parceria, o guião para a longa-metragem Amália, a Voz do Povo. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores.
Esta distinção, criada pela Fundação Círculo de Leitores com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor José Saramago e visa "promover a divulgação da cultura e do património literário em língua portuguesa, através do estímulo à criação e dedicação à escrita de jovens autores no domínio da ficção, romance ou novela em língua portuguesa, por escritores com idade até 35 anos".
No valor de 25 mil euros e periodicidade bienal, o prémio existe há 10 anos e já foi entregue a Paulo José Miranda (1999 - Natureza Morta), José Luís Peixoto (2001 - Nenhum Olhar), Adriana Lisboa (2003 - Sinfonia em Branco), Gonçalo M. Tavares (2005 - Jerusalém) e Valter Hugo Mãe (2007 - O remorso de Baltasar Serapião).
O anúncio foi feito durante o Escritaria 2009, um conjunto de homenagens ao escritor José Saramago realizadas pela Câmara Municipal de Penafiel, e contou com a presença do Nobel português.
As Três Vidas de João Tordo
Temas e Debates, 2008
Sem dúvida um autor e uma obra a conhecer.