Aqui à umas semanas a trás, através dum comentário, chegou-me até ao pensamento a possibilidade de ler As Crónicas de Nárnia, por várias razões. É uma historia conhecida e muito apreciada, não só no cinema mas também em livro. Retrata um Fantástico épico e é uma história com várias sequelas.
O único senão é o publico a quem este livro se dedica, ou melhor, a possibilidade deste livro ser um pouco... infantil. Pelo que vi na Net é uma história com animais falantes e coisas desse género, indo um pouco, pelo menos foi o que percebi, para o lado dos contos de fadas. Não tenho nada contra as histórias que são mais fantasiosas e infantis, até porque é por aí que todos começamos a ler, mas não é do meu gosto ler histórias superficiais no sentido da facilidade da leitura e da escassez de pormenor.
Tudo bem, não adoro ler histórias muito enroladas e o meu estilo vai de encontro a muitos livros do Fantástico épico, com todos aqueles animais fantásticos, magia e demandas históricas mas não sei até que ponto As Crónicas de Nárnia se encaixam nisso.
Muitos livros são indicados para uma faixa etária e depois vêm a tornar-se um sucesso para pessoas mais novas ou mais velhas, dependendo da evolução da história e dos gostos do publico que nem sempre são os que o autor espera.
Actualmente acho que já não se escrevem livros com histórias muito "fundas" e personagens moralistas e problemáticas como antigamente, faz parte da evolução dos tempos, mas por outro lado os livros para crianças crescem a grande ritmo e muitas vezes a acompanhar o seu crescimento cada vez mais rápido.
Qualquer dia vamos ver pais e filhos pequenos a ler os mesmos livros sem qualquer preconceito, pois os gostos literários difundem-se cada vez mais.
Bem, por agora é tudo, se já tiverem lido algum livro d'As Crónicas de Nárnia digam se gostaram e como é...
Boas Leituras!!!
link
Comentar
